sábado, 28 de maio de 2011

Templo da Literatura

Acordei bem cedinho tentei descobrir algo para comer no pequeno almoço do hotel sunrise palace em Hanoi, e segundo o meu maps do iPad desde o sítio onde estava, no hotel, ate ao templo da literatura será 22 minutos a andar, tentei sair pela fresquinha era 8,45 am , mas isso é coisa que não existe.
Já marcavam 32 graus os termómetros da cidade, quando me fiz ao caminho, atravessei toda aquele emaranhado de transito e pessoas que fazem vida na no bairro de old quarter de hanoi, o meu ponto sudoeste do local que tinha saída e estava preocupado em rumar a Sul para apanhar uma da avenidas principais que cruzam a cidade.
Depois de vários zigzag, entrei finalmente a dita avenida, aqui o sol estava de cima e não havia sobras, o que para o caminhante não sao condições muito agradáveis. Um metros mais a frente senti me em casa, quando vi um linha de comboio, é certo que pelo aspecto não deveria passar lá comboio a alguma tempo, mas era digo de foto a forma como um linha de comboio se envolvia pelas ruas estreitas da cidade, fiquei ate curioso para ver o que acontecia se passase o comboio o que aconteceria a aquele transito invernal de motas por 5 ou 10 minutos de espera do comboio passar.
Continuando por cidade dentro, passaram se mais 5 minutos e aí estava eu a tentar descobrir um entrada do que de fora parecia um jardin, mas no mapa estava assinalado como Templo da literatura. Enquanto caminhava para. Porta recordava o que tinha lido na internet sobre o tema, um das características do templo é ter a entrada um inscrição sugerido ao visitante que desmonte e deixe os cavalos na entrada. Assim fiz, quando cheguei a entrada do templo. Na entrada há um bilheteira no lado direito, peguei no meu voucher e mostrei a senhora da bilheteira, a senhora com ar de quem trabalhou num repartição publica em Portugal, estendeu me um bilhete e um guia do templo em inglês, agradeci e segui para o primeiro dos 5 pátios do templo.
Assim que entrei notei que havia algumas folhas soltas dentro do guia, percebi que há tinha mais Informacao para tratar e segui em frente em directo, para o próximo pátio passando no meio de uma fila de crianças que estavam de visita ao templo.
Uma dos pontos forte do templo, descrito na internet e nas primeiras páginas do guia, e o silencio e a forma como estando no interior do templo o visitante de desliga do barulho e da confusão da cidade, em redor.
Procurando um lugar isolado para verificar a minha Informacao ainda tive tempo par ler um escrito em inglês, situado entre o primeiro e segundo pátio, sobre " Confucius", um mestre chinês que decidiu partilhar o seu conhecimento e interesse pelo saber com outras pessoas criando assim em 1070 um forma de ensino, hoje conhecido como a primeira universidade no Vietnam. No segundo pátio havia um espécie de lago com demasiadas pessoa a tirar fotografias, segui para o terceiro pátio, aqui mais sereno.
No terceiro pátio estão duas fileiras laterais de estatuas, nessas estatuas estão representadas tartarugas que transportam na carapaça um lápide com o nome dos estudantes que efectuaram o exame final de curso, esta iniciativa foi realizada em 1484, pelo imperador na altura.
Atravessei a primeira fila de tartarugas e sentei me de costas para e lapides da primeira fila e de frente para as tartarugas da segunda fila, era um lugar fresco com sombra, que servia o propósito.
Abri o guia e descobri um print de reserva para Siemp riep, no Camboja, no meu nome, havia também uma outra folha com alguma Informacao adicional.
O local de entrega será no templo Ta Prohm, no Caboja, mas tens que seguir as seguintes instruções....

Sem comentários:

Enviar um comentário