segunda-feira, 30 de maio de 2011

Target Angkor watt : Interior do Cambodja

Nas instruções diziam qualquer coisa como  : ir ao templo budista onde foi gravado o filme "Tom Raider", deduzi que fosse o tal  de "Ta Prohm", deixar o objecto no orifício central da sala de culto centrada no meio do templo. O objecto  uma vez recolhido será  substituída por uma concha, como sinal de sucesso da tua missão. Compra um bilhete de entrada no complexo Angkor Watt, utiliza um guia local ou um tuc tuc " mota com atrelado" para acederes ao local.
Desconhecendo o sítio onde ir deixar o pequeno objecto em forma de ficha de supermercado, fiquei ancioso por pesquisar na net sobre Angkor watt e o templo do Tom Raider. 
O print de reserva, incluído no guia, referia se a um voo de Hanoi para Siemp riep, no dia seguinte, na Vietenam AIRLINES, saida as 17:05 da tarde.
Ainda dentro do templo da literatura, acabei por concluir a visita dirigindo me ao pátio 4,5 onde se situava um templo budista, com imagens do mentor do projecto da templo da literatura.
Dirigi me ao templo prestei homenagem a tão digna personagem da história do Vietnam e segui o meu caminho.
No meu mapa havia um indicação de proximidade de outros pontos de intresse , o túmulo de Ho chin Minh, O museu de Ho chin Minh, a pagoda de um único pilar. 
Ao mesmo tempo que pensava como havia de organizar para o dia seguinte, dirigia me para norte da cidade, o sol estava me alto a a temperatura já marcava, perto dos 40 graus. Despois de passar por um avenida cheia deq embaixadas, deixando o museu militar agora em obras para trás,  cheguei. A um praça enorme fazia me lembras a área da cidade universitária, no final de campo relvado cortado em varias partes por passadeiras de cimento, entre a relva, estava então o túmulo do próprio  Ho chin minh, o edifício escuro em forma de caixote guardado por Guarda de honra, que guarda o corpo embalsamando do seu antigo lider historico.Nesta praça, contrastam os verdes da relva com o vermelho das cores da bandeiras, comunistas e a própria bandeira do Vietenam.
O calor é insuportável, tentei procurar um sobra para a fotografia, mas sem sucesso, dirigi me de seguida ao museu Ho chin minh, que tem ao lado a tal pagoda de um pilar.
O museu Ho chin minh, faz lembrar um tribunal, um edifico imponente de um enorme pé alto, muito cinzento, embora claro. O edifico estava fechado e na porta havia um papel, muito oficial a indicar que no próximo dia ao abrigo do aniversario da morte do próprio Ho chin minh a entrada seria gratuita. Como museu muito direccionado para o âmbito político, não me pareceu que fosse uma grande perda nesta minha curta estada.
Restou me apenas a pagoda, um edifico muito pequenino que contem um templo budista rodeado pelo lago de aguas paradas, tirei um foto e segui.
Na minha caminhada, consegui ainda da a volta ao palácio presidencial, chegado a ver outros dos grandes lagos da cidade, a norte do palácio presidencial.
Vencendo o calor segui um das avenidas que segundo o mapa, me levavam para perto do old quarter, local do hotel, seguindo para Este.
Passados 20 minutos estava outra vez a mergulhar no interior do caótico old quarter.
Cheguei ao hotel, era cerca das 14.00, liguei o iPad para pesquisar sobre o proximo tema. Nas primeiras pesquisas só me aparecia coisa sobre o jogos, só com a consulta de um blog do lonley planet consegui, alguma Informacao adicional. Fiquei a saber que existem dois tipos de rotas para que visita Angkor watt, uma que demora dois dias a visitar todos os templos budistas e outro mais curto de cerca 17km, que é possível fazer num dia, vi alguns relatos de pessoas que fazem de bicicleta, mas achei que, com o calor que se faz por estas latitudes não seria um ideia muito sensata, realmente a sugestão dos tuc tuc seria a ideal. Voltei a seguir o mesmo procedimento relativamente ao hotel, marquei o hotel new angkorland, e enviei email a solicitar transfer do airoporto
Acabada a minha pesquisa e procedimentos logísticos, decidi reflectir sobre o assunto, enquanto passeava, agora sem rumo certo a volta do lago, situado perto do Old Quarter.
Uma das atracões turísticas da cidade a nível cultural é também o mundialmente conhecido teatro de fantoches, "water pumpet"', quando passava pela porta sitada junto ao lago, notei iria haver um sessão dali a 20 minutos, dirigi me a bilheteira e por impuslso comprei um bilhete para sessão. Entanto esperava pelo inicio da secção, tive um momento de lucidez e pensei sou mesmo hotario, comprei um bilheite uma vir ver marionetas, num língua que não percebo uma única palavra, estou doido. 
Junto com o bilhete vinha uma pequena explicação das historias que seriam cintadas durante a peca de teatro, ajudou ler anter. 
Gostei da peça e da forma como era feita, sobre a agua, foi um espectáculo diferente de tudo aquilo que já tinha visto do género. Compensou  ter comprado o bilhete. Fiquei apenas com uma nota sobre o comportamento dos turistas chineses em grupo neste tipo de coisa e em outras, simplesmente sem educação. 
Com a massificacao do turismo chinês no mundo, acho que este povo ainda tem muito, que aprender no que se refere ao comportamento em sociedade.
Depois da sessão entrei num café explanada, situado sobre o lago e contemplei o cair da noite na capital do Vietenam.
Algumas horas mais tarde, procurei um sítio para jantar, vi muita coisa mas acabei por voltar ao mesmo que tinha jantado na última noite, e pedir um prato diferente. 
Depois do jantar voltei a vagabundear pelas redondezas e acabei por me deitar perto da meia noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário