quinta-feira, 26 de maio de 2011

Viagem a Halong bay

Ainda sem noticias do meu contacto, dirigi-me ao local do pequeno almoço do hotel sunshine palace. A oferta do bufet era limitada, o sumo de laranja era sunlight concentrado, o de ananás nem quiz saber, não havia leite alias havia um pequena jarra com leite, tentei fazer um chá e juntar leite correu bem. Havia vários pratos de comida asiática mas também toda ela muito pouca. O pão era em forma de baguete, salvou me as manteigas. Na Ásia por norma não há queijo nos pequenos almoços ou então e difícil de encontrar. O fiambre é substituído por salsichas de galinha, o resto e comida asiática que não se consegue comer ao pequeno almoço. Fiquei então pelo pão com manteiga, o chá com leite, 3 bananas, e um bocado de uma torta dancake que tinha sido tirada do plástico a instantes no outro lado da parede onde ficava a cozinha, não fiquei muito surpreendido com o pequeno almoço pois já tinha lido comentário no tripadviser sobre o assunto. Dirigi me ao loby onde já tinha um das pessoas da tour a minha procura. Sai do hotel com o guia, para entrar num mini bus que estava estacionado alguns metros afrente na rua, logo a seguir entraram mais duas raparigas. O  minibus partiu em  busca de mais participantes, o guia por um questao de gestao simpatia e gestão da linguagem a utilizar perguntou nos as nacionalidades. Havia então australianos, inglêses,  chineses, russos, canadianos, portugueses, e imaginem brasileiros, neste caso ate brasileiras. 
Duas raparigas, uma de sao Paulo outra do rio de Janeiro, a conversa começou bem com um troca de palavras em português, disseram me que o avo era português, e que adoravam Portugal. Trocamos então experiências como tinha chegado ali para onde iam, o que tinham feito já na cidade, entre outras coisas.Enquanto o autocarro rompia por entre o trânsito caótico da cidade de forma a chegar a autoestrada que nos ira levar a Halong bay.
Halong bay fica a cerca de 170 km de Hanoi sao praticamente 3 horas de caminho. Fomos informados que existiria uma paragem a meio da viagem para casa de banho e shoping, os barretes normais das tours de longa distancia.
A passagem é até meio agradável, entre os arrozais e as megas fabricas  da CANON, e outras, lá se vai avançando em direcção um das maravilhas do mundo. 
Três horas mais tarde, estávamos a chegar finalmente a Halong bay. Chegados saímos do minibus dirigimo-nos para o cais de embarque, o nosso guia foi nos comprar na bilheteira do cais, bilhetes para todos os quais distribuiu, um a um lembrando da importância de não os perder mesmo depois de obliterados. O bilhete do barco incluía um almoço abordo, sem bebidas incluídas, avançamos então para o barco que estava amarrado no Porto.
Um barco todo em Madeira castanha, com dois andares, onde o primeiro nível estava divida em diversos compartimentos cada um com uma mesa para 4 pessoas, com um bar central no meio da sala onde eram servidas as bebidas, mais a frente havia umas escadas para o porão onde ficavam as casas de banho e a cozinha. 
Fiquei na mesa com um Áustraliano e a namorada que era de inglesa, as restantes pessoas foram dividas igualmente pelas restantes mesas.
O almoço foi agradável a vista efectivamente fabolosa, tivemos sorte com o tempo e deu para usufruir daquele landscape. Um sítio memorável, que creio de ser digo de visita por quem ruma por estas bandas. A mitologia de Halong bay passa por historias de dragões dorados, que vieriam das montanhas para ajudar o povo do Vietnam a defender-se contra os seus invasões e inimigos. A quantidade de pequenas ilhas nesta baia é tão grande, que o perigo de emboscadas para qualquer invasor era iminente. Algumas das ilhas tem grutas, onde o povo local guardava armas e outras formas de proteção contra os invasores, a estratégia mais eficaz, conta era espetar estacas de madeira durante a maré baixa em sítios estratégicos de passagem para que durante a maré alta quando os navios inimigos atacavam, ficassem presos ou danificados nessas armadilhas. Durante o passeio há ilhas com formas bastante intressantes sendo as mais conhecida a "luta de galos", onde um rochas /ilhas se assemelham a dois galos a lutar. As visitas aos interiores das cavernas cheias de estalaguetites  e fontes de agua doce, estão disponíveis nos sítios onde o barco atraca durante a sua rota. Foi um passeio bastante a agradável.
De volta a Hanoi, pelo cair da noite, voltei a consultar a net no hotel para verificar pontos de interesse na cidade. Precisava um sítio para jantar e mais locais para visitar dentro da cidade

Sem comentários:

Enviar um comentário