terça-feira, 17 de maio de 2011

Concentração de scooters sábado a noite em Saigão..vamos lá...

Na tarde de Sábado ainda the tempo para beber mais um ice blendend, desta vez de puré caramel, um espetaculo !!, depois part para a fase do check in. 
A airasia praticamente  não tem balcões, tudo é feito um kioske onde basta introduzir o código da reserva confirmar os nomes e já esta, Done ! Imprime o bilhete e siga. Proximo passo deixar as bagagem no Counter indicado. A seguir marchar para o avião. No gate de entrada há sempre lugar para acompanhar as novelas locais, sempre a abordar assuntos muitos actuais, acho que desta vez falavam do Sócrates, mas como era em malaio, fiquei sem ter a certeza,  perguntei a local se estava a perceber bem o que se estava a passar na novela, e se era mesmo do sócrates, ele respondeu me, yes gate 7 ! To Ho chin minh, e eu segui em frente para o avião. Aqui os aviões estão estacionados junto dos gates, basta andar 100 metros e estamos na escada do avião, evitam a ficção dos autocarros ate a porta. O único risco é quando há vários voos ao mesmo tempo, ido a Malta sempre na galhofa há a possibilidade na pista de entrar no avião errado pois sao todos iguais, saem ré melhor perguntar para onde vai aquele avião, pois na descolagem fica mal a pessoa pedir para sair. Mas existe essa possiblidade de nos enganar.
Voo para Saigão pela airasia do melhor, deu para ler mais um bocado e ver mais uma serie do chuck, e dormir.
Acordei com a  perda de pressão e a mensagem do comandante relativa à chegada. Desembarquei fui cumprir as formalidades de entrada no vietenam,  tive que preencher um formulário de entrada pediram me uma foto tipo pass para agrafar ao processo e pagar 25 usd, tinha também comigo um lista de varias pessoas de varias nacionalidades que iriam entrar no pais, entre os quais estava o meu nome, este nome na lista e conseguido na net  e chama se pedido de visto. Deposi de varias caribadelas e alguns autocolantes, lá me deixaram passar para recolher a bagagem,
Há saida do aeroporto verifiquei que existia também vouchers de taxis o que é bom sinal, dirigi me para o exterior a procura de alguém do hotel com o meu nome conforme tinha sido combinado, NADA não estava lá ninguém, procurei, procurei e não estava lá miguem ainda meti conversas com um policia a perguntar se tinha visto alguém daquele hotel e nada, com email tinha um número de telefone, o qual liguei a perguntar  se tinham mandado alguém a dificuldade do inglês era uma barreira ate que apareceu alguém com uma ideia genial para resolver a situacao, apanhe um taxi.  Pois bem pedi ao policia para voltar dentro do aeroporto fui ao taxi vouchers e mostrei o nome do hotel, 7 usd, o preço do hotel, Era 32 Usd, acho que poupei qualquer coisa, 
Fui também a uma casa de câmbios trocar 50 usd, cada usd sao 20000 dong, senti me um milionário.
As senhoras muito simpáticas levaram me à van de ar condicionado.que me transportou para o hotel, um luxo por 7 usd.
A primeira impressão de saigão é uma cidade em estão de sítio, onde toda a gente tentar fugir no que pode, para qualquer lugar. Uma cidade com 6 milhões de habitante grande parte deles entre os 15 e os 30 anos, sem transportes públicos utilizáveis, imaginem o resto sao milhões de  scotters a andarem em todas a direcções, as passadeiras sao meramente indicativas e ate mesmo os semáforos raramente sao respeitados. O passar da estrada é um acto de coragem, e só no caminho para do aeroporto para o hotel vi vários turistas e mesmo locais em plena actividade radical para esta latitudes.
Em Saigão a temperatura bastante alta assim como, o grau de humidade e normal ver toda a gente na rua a noite a beber qualquer coisa desde o chá à cerveja local, há sempre alguém sentado numa espécie de cadeira de postiço para bebes a comer qualquer coisa ou a beber. O Hotel fica bem localizado, praticamente no centro de Saigão, em frente a zona verde, uma espécie de parque da cidade com fontes e espaço para piqueniques. A primeira aventura foi assim que sai do taxi fiquei com a mala de viagem nas mãos, e antes de estar em sintonia com o actividade que é passar a estrada de um lado para o outro fiquei aí um 10 minutos a espera que fechasse o semáforos ou que alguém, parasse para deixar alguém ou que acontecesse qualquer outra coisa que físseis o trasito parar. Um acto de coragem e guerreiro pôs me a caminho ainda pensei em fechar os olhos e andar em frente,mas vezes resulta, mas lá fui eu, a sensação é como já tinha sentido varias vezes debaixo de agua, quando se esta dentro de um espiral de peixes ou ou cardume de jack fishes, passam por lado direito, esquerdo , por baixo e graças a deus num passo por cima entre acelera, camiões , autocarros, bicicletas, e seus derivados, aviões por acaso não vi mas com todos o barulho daquele trânsito de passa provavelmente nem se ouvia. Outra coisa interessante é as buzinas finalmente percebi para que serviam, e acho que aqui na Ásia, as próprias motos deve, ter um bateria separada só para alimentar a buzina. A loucura quando chegar a Portugal vou comprar acções da Honda e da Yamaha, a probabilidade de haver acidentes aqui nos próximos anos e enorme, em caso de acidente deve funcionar com efeito domino, pois na verdade nas estrada, ruas, avenidas, não há espaço para se cair dado a quantidade de motas.
Finalmente entrei na recepção do hotel para fazer check in, reclamei logo sobre o taxi, e o senhor praticamente ignorou, dizendo me, " ok,  assim não lhe vamos cobrar os 32 usd", o que foi uma boa noticia, seguindo para o quarto o 601, no 6 piso, o senhor das malas muito simpático abriu a porta do quarto e eu quase que tive do amparar, pois o cheiro a tabaco era muito intenso, alias não era cheiro a tabaco era antes cinzeiro, só lhe disse " not good" e ele concordou comigo e disse vamos para o outro de baixo também esta livre, fiquei então como 501, um quarto que apesar de interior estava limpinho. Uma das coisa desagraveis no check in é que eles ficam com o nosso passaporte ate pagarmos, o que não nos dá assim muita confiança, estou já a vez um chinês, traficante de opium como mesmo nome que eu, nascido na Abela,em 1973. Enfim,  foi a primeira noite em Saigão, e no Vietenam do Sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário