terça-feira, 24 de maio de 2011

O ultimo bastião vermelho:  Hanói 

Voltei ao hotel liguei o iPad a rede wi fi do hotel procurei no bookings opções, e comentários dos utilizadores, e zás. Depois de receber email da confirmação da reserva, envie email a pedir preço para serviço de pick up no aeroporto de Hanói, recebi email a confirma o custo de 17 usd e que estaria um pessoa a minha espera com o meu nome numa placa. O Hotel foi o Sunshine palace Hanói o aspecto da entrada do hotel é horrível, faz lembrar os hotéis da chinatown em hong kong. Mas eram todos Iguais pelo menos aqueles que tinha rating médio e acabei por escolher este.
Pela manha de segunda feira tomei o pequeno almoço no hotel por volta das 7,30 e sai de taxi para o aeroporto de  Saigão, no taxi convém sempre perguntar o preço da corrida ate ao aeroporto, que neste caso foram 10 usd, para não haver surpresas. 
O voo para Hanói era um voo domestico, no areroporto de voos domésticos de Saigão, um aeroporto muito simples dominado por duas companhias áreas a Vietenam AIRLINES que diminua 2\3 do aeorporto e a jetstar que tem os restante espaço, outras companhias praticamente não existem no terninal.
O terminal e um simple tão simples que os televisões ano actualizam os voos, que chegam, nem os que partem, e então é ver os turistas a correr de um lado para o outro a perguntar sobre portas de saída de voos, mas ponto alto acontece já no bording gate, quando o voo se atrassa, aí o stress aumenta pois grande parte das pessoas pensa que o voo já sai nem reparam que o voo nos ecrãs é o voo das 6.00 am, e então toda a gente pergunta ao  segurança de  se o voo já saiu ou se é aquele gate o voo, e derepente vindo no nada alguém anuncia que o voo esta atrasado 30 mim, mas cobrador continua congelado. 
Na hora prevista após o atraso, lá finalmente o contador é actualizado entoda agente segue para o autorcarro que nos leva ao avião. 
Neste aeroporto há duas coisa interessantes, a primieira é que o aviões VIP tem perioridade sobre os outros, e a segunda é o safety car que anda sempre  a frente dos aviões desde o momento da aterragem e ate ao momento da descolagem.
Depois de rumar a norte para a capital, 2.0 horas  depois estávamos a aterrar em Hanoi.
Como se tratava de um voo doméstico não perdi muito tempo, nas formalidades e segui para a saida do aeroporto. 
Na saida havia um homem de feições asiáticas com pele Ne os escura dos que tinha encontrado a Sul, segurava um placar com o nome, desta vez tinha tido sorte com as pessoas que leram o meu email no Hotel.
A distancia do aeroporto ate a cidade é grande, cerca de 45km,  aproveitei o tempo para observar as diferenças Sul/norte. Aqui apesar de haver uma autoestrada, existiam também grandes campos sem nada, ou com algumas casas construídas no meio do nada, o que me chamou a atenção foi da largura das casas, que apesar de serem altars 3 a 4 andares apenas tem um assoalhada por piso, sendo que a parte de baixo da casa é um loja  por certo.
O meu hotel ficava no oldtown de Hanoi um especie de bairro alto misturado com Martins Moniz. Para entrar no hotel quase que tive de afastar as motos estacionada em frente da porta, a rua era tão estreira, que entre os restaurantes improvisados, agencia de viagens, e outas lojas de comércio, os passeios ficam completamente ocupados pelos estamines. 
Entrei havia um especie de loby de entrada onde permanecia uma secretario para potenciais vendas de tours, no cimo da uma pequenas escadas estava a recepção onde um rapariga asiática que já me esperava, preenchi uma ficha de registo e troquei algumas graçolas com a rapariga. Ao lado da recepcao havia um enorme número de malas de viajantes que pede ao hotel para deixar a malas no hotel enquanto vão ao tour de 2 a 3 dias e votam. 
Fui ao quarto deixe as minhas coisas, executei os meus procedimentos de segurança e sai na busca de qualquer coisa para comer.
As ruas sao inacreditáveis tudo se vende, as casas de comércio aqui sao porta sim, porta sim.
Continuam a utilizar o modelo de negocio de há 500 anos, cada rua tem a sua especialidade, rua das sapatarias, rua dos oculistas, ruas ourivesarias, etc.
No centro da cidade de Hanoi,existe um lago onde todas a gente vai tirar fotos, ou passear turistas e não turistas, a agua é nojenta mas tem um tempo budista que ajuda a purificar o ambiente. 
  Durante a minha caminhada encontrei um camponesa, com os seus cestos em equilíbrio a vender ananás e bananas,  que me ofereceu se eu queria comprar, perguntei o preço e pedia me qualquer coisa como 40 mil dong ou seja um dólar, disse que dava 20 mil dong que era uma nota azul que eu tinha no bolso, ofereceu se para me tirar uma fotografia, em que eu segurava os cestos para ver se eu cedia na negociação, mas eu deixei-a tirar e disse que só comprava se fosse 20  mil, entratanto apareceram outros turistas a quer comprar ananás e veio atras de min e disse "20 is ok", e assim fiquei eu como um almoço de 8 bananas. Visitei parte da cidade, e andei a ver tour de um dia de forma a  ocupar o meu tempo livre, vi vários preços para um excursão de 1 dia Halong bay, local clarificado como património da humanidade pela UNESCO.
As agencias de viagens sao um perigo em Hanoi, principalmente na venda de tour, a inernet esta cheia de blog e comentários a alertar para esses perigos.
Marquei no hotel  uma viagem a Halong bay para o dia seguinte, custou me 32 usd. 

Sem comentários:

Enviar um comentário