segunda-feira, 30 de maio de 2011

Desembarque no Cambodja  : Siemp Reap

Ainda em Hanoi, acordei pela manha tentei descobri qualquer coisa para comer no pequeno almoço, sem sucesso e voltei a rua.
Desta vez a missão era negociar um par de óculos fashion, para levar na viagem, fui ate a rua dos óculos de sol e a loucura começou, milhares, milhões, gigas, teras de óculos de sol, todas marcas, faques claro, mas 5 euros dependendo do material ate me pareceu uma boa opção. A ideia que me passou pela cabeça foi vou levar todos, a segunda ideia era 20 pares, deve cheqar, a terceira ideia, 8 um para cada dia da semana,  a quarta ideia epá eu uso óculos no trabalho, e só uso óculos de sol ao fim de Semana, a quinta ideia já tenho 2 pares na mala, vou comprar mais. 
Enfim lá comprei uns " ray ban" clássicos, iguais a uns que tinha visto no airporto de barcelona por 110 euros.
Comprei mais umas bananas na rua, uns ímans para o frigorifico, e segui para o hotel.
No hotel, fiz o check out, pedi um transfer para o aeorporto de forma a poder por na conta do hotel, e não ter de mexer mais em dinheiro vietnamita. 
Sai do hotel e percorri de carro, aquela longa distancia entre o aeorporto de Hanoi e centro da cidade, deixando para trás toda aquela confusão do " old quarter" despedi me do Vietenam.
No aeroporto mais moderno, apanhei uma hospedeira muito simpatica no check in que me ofereceu os melhores lugares do avião para poder descansar e esticar a pernas. Almocei no airporto um hamburger, fiquei a actualizar os AppS de Noticias, com o free wifi do restaurante, o avião atrasou se 1 hora e ainda bem que tinha o meu iPad carregado, deu para ver mais uma episódio do Chuck.
O Airbus da Vietnam airlines, descolava da pista de Hanoi, enquanto o sol desaparecia no horizonte, e aí eu para outro pais.
Um hora meia depois, aí estava eu a desembarcar no Aeroporto de Siemp riep, no Cambodja.
Para que já foi a punta cana o aeorporto é igual a chegada, tem duas casinhas de forma triangular, a saida faz-se directamente da pista para a imigração. Aqui também e necessário um fotografia preencher um formulário que nos é dado no avião e outro local, para obter o visto de entrada.
Entrega - se os dois formulários a foto, 20 usd , a um funcionário num balcão e depois há um linha de montagem de 8 funcionários que diversas funções que vão passando a documentação entre si ate por fim o ultimo chama nos pelo nome  na sua melhor prenuncia. Neste processo apanhei um grupo de finalistas de uma universidade Argentina e outra do Uruguai. Os nome a latinos com pronuncia cambodjana é um fartote de rir para toda a gente. 
Quando finalmente recebi o meu passaporte e o visto, fui então para a saida onde um funcionário me carimbou a entrada no pais.
Recolhi a mala que é sempre um momento de ansiedade, e segui então para a saida do aeroporto em busca do meu transfer do hotel.
A saida esta um placar como meu nome que facilmente identifiquei ainda no interior do aeroporto. 
Foi ate junto do homem que me aguardava, este cumprimentou me e disse para o seguir, estado eu a espera de um taxi ou uma van como é habitual, qual foi o meu espanto quando chegamos a um estacionamento só para tuc tuc.
E aí esta a o grande tuc tuc encarnado com estofos purpura, sentei me de forma a poder por a minha mala aos meus pés , não resisti e tire um lar de fotos.  O condutor não confirmou por conveniência e de forma a meter conversa que ia para o hotel new angkorland, e de seguida disse que se precisasse dos seus serviços para visitar o complexo de angkor watt estaria disponível a qualquer hora. Perguntei lhe o preço disse me 15 usd, oque tinha estado a ler na internet era cerca de  10 usd, dada a situcao e de forma a não me preocupar mais com este assunto logístico, fiz assim um ar difícil e repeti varia vezes o preço de forma a sinalizar que sabia que era possível ter o meus serviço mais barato, e depois afirmativamente diz lhe que estávamos combinado para a próxima manha às 8.00 am, antes que começasse o calor .
O condutor lá pôs o capacete e aí fomos nos a abrir, confesso que me soube muito bem aquele ventinho quente da noite cambodjana. Andamos metros e após a saida de aeroporto o tuc tuc parou no meio do nada. O condutor tirou o capacete veio ter comigo e disse todas as aguas frescas amanha sao por minha conta, tenho um geladeira que mantém as aguas frescas eu agradeci e disse que estava combinado.
Acho que ele queria argumentar, o porque do preço ser acima da tabela, seguimos para o hotel.
No hotel toda a gente muito simpática, toalhas de boas vindas, um explicação exaustiva sobre os serviços do hotel, achei o hotel enorme pois vinha de uma coisa mínima de Hanoi, foram me mostrar a piscina, o ginásio, o spa e depois o quarto, o elevador para o meu piso era completamente  forrado com uma estampa de um figura feminina do templo de  Angkor watt, as chamadas apsaras.
Do hotel estava praticamente vazio, o que é característico da época baixa como é o mês de Maio. Mudei de roupa e voltei a recepção, perguntei por um sítio para jantar, e prontamente o rapaz da recepção de desenhou um mapa da cidade, onde poderia encontrar  restaurantes e bares, assim como mercados nocturnos.  Ofereceu o serviço de tuc tuc do hotel, mas eu agradeci  e disse que gostava de caminhar, perguntei apenas quanto tempo demorava ate lá a caminhar, a resposta  foi 20 minutos. 
Sai do hotel de mapa em punho, a rua não tinha praticamente iluminação, apenas as luzes das lojas e os hotéis , conjuntamente com os veículos que passavam, se conseguia ver o chão. 
Mas ao virar da esquina 300 metros abaixo, apareci um avenida mais iluminada. Entrei então na avenida no sentido da ruas dos restaurantes, fiquei impressionado logo com a quantidade de casa de massagens, com varias miúdas na rua a chamarem para uma massagem. Entretanto e a meio do caminho para a rua dos restuarantes encontrei um KFC, e com a fome que estava nem pensei duas vezes, perguntei se aceitavam usd, responderam me afirmativamente, e jantei aí.
Estando despachado das comidas muito cedo, decido espreitar o mercado nocturno, a a lourcura das massagem era brutal havia bares ao ar livre onde os turistas relaxavam enquanto as massagistas faziam o seu trabalho, imaginem por quando 1 usd, impressionante. Mas o mais impressionante aí do foi um coisa que eu nunca tinha visto "Dr.Fish"', chama lhe um massagem também aqui a oferta era agressiva com 2 usd podia sentar se no tanque de peixinhos, numa agradável almofada enquanto se refrescava bebendo uma cerveja ou coca cola. Escolhi a coco cola e fiz a massagem Dr. Fish.
Fico com a sensação, que fiz rir toda a gente a minha volta, com o meu ataque de riso devido as cosegas, que tinha nos meus pés. 
E assim se passou a noite em Siemp reap,   depois ter estado 30 minutos  dar de comer aos peixinhos, com os pés. Paguei os meus 2 usd, calcei os flips flops e regressei ao Hotel para dormir, pois o dia seguinte ir ser intressante o suficiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário